POLÍCIA CIVIL PRENDE FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE CORDEIRO POR SEDAR E ABANDONAR CÃES
Grupo usava viatura e coletes oficiais da Defesa Civil para cometer crimes; oito animais foram resgatados em flagrante.
- Categoria: Policial
- Publicação: 28/08/2025 11:13
- Autor: redação

Em uma ação que chocou a população, a Polícia Civil prendeu em flagrante, na ultima quarta-feira (27/08), um grupo de funcionários públicos da Prefeitura de Cordeiro, lotados no setor da Defesa Civil, por crimes de maus-tratos e abandono de animais. Os agentes municipais foram surpreendidos pela polícia no momento em que oito cães sedados, em uma viatura para facilitar o crime..
A investigação foi iniciada após a repetição de casos de animais encontrados mortos em condições suspeitas na região. As diligências conduziram os policiais, onde testemunharam os funcionários, identificados como integrantes da Defesa Civil, colocando os cachorros já drogados dentro do veículo oficial.
O flagrante expôs um cenário de extrema violência e abuso de autoridade. De posse de seringas e frascos de sedativos, os funcionários se valiam da estrutura pública – a viatura e os coletes oficiais – para não levantarem suspeitas enquanto transportavam os animais para serem abandonados à morte em locais afastados.
A Prefeitura de Cordeiro foi contactada pela reportagem e informou, em nota, que a prefeitura tomou ciência do fato. A administração municipal afirmou ainda que irá colaborar integralmente com a investigação policial e que abrirá um processo administrativo próprio para apurar a responsabilidade dos agentes.
Os funcionários foram autuados em flagrante por maus-tratos a animais (Lei 9.605/98) e, potencialmente, por improbidade administrativa e desvio de finalidade de bem público. Eles foram encaminhados ao sistema carcerário.
A polícia investiga se a prática era habitual e se há mais animais mortos ou desaparecidos ligados ao grupo. A população pode contribuir com as investigações fazendo denúncias pelo Disque-Denúncia 181.
Leia Mais




